Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2017

MARIA QUITÉRIA -A heroína do Brasil







Técnica: Montagem
Ano:2011

Ela é considerada a Joana D`arc brasileira. Maria Quitéria de Jesus nasceu na Bahia em Feira de Santana. Durante a guerra pela independência do Brasil, Maria fugiu de casa e passando-se pelo cunhado, José Cordeiro de Medeiros alistou-se no Regimento de Artilharia. Destemida venceu importantes batalhas, dentre as quais a Batalha de Itapuã e Pirajá onde havia invadido sozinha uma trincheira inimiga fazendo dois prisioneiros.

Quando foi descoberto que o soldado Medeiro era mulher chamada Maria Quitéria, em vez de punição, ela recebeu incentivo para continuar a sua carreira militar. Principalmente do imperador que a conferiu as honras de 1º cadete e a condecorou com a Imperial Ordem do Cruzeiro, no grau de cavaleiro. Alem de ser promovida a Alferes de Linha. No exercito foi criado a Companhia Feminina composta somente por mulheres. Estas mulheres comandada por Maria Quitéria lutaram na Foz do Paraguaçu para evitar o desembarque dos inimigos.

A grande heroína morreu aos 61 anos, quase cega e no anonimato. Foi sepultada na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Sant` Ana em Salvador
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário