Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

VÊNUS

Licença Creative Commons
O trabalho VÊNUS de Ana Paula Marques Soares (Anita Marques) foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Entre os artistas, a representação da Venus é o tema mais frequente da mitologia Grega-Romana, por isso decidi reproduzir varias obras, com a finalidade de estudar os efeitos do colorido e a movimento do corpo.

Venus é a deusa do amor, da procriação e da beleza, utiliza como simbolo a pomba, a romã, o cisne e a murta. Na Grecia ela é conhecida como Afrodite.

Segundo a mitologia, depois da castração de Urano gotas de sêmen caíram no mar e deram origem a Vénus ou Afrodite. Por isso falam que ela teria nascido da espuma das ondas. O seu nome grego Aphroditê vem exatamente de aphros que significa espuma

Na figura 01 Vênus despertar sobre a onda, enquanto é contempladas pelos  cupidos que festejam seu nascimento. As formas do corpo brilham com a luz fraca do amanhecer, revelando toda a sensualidade da personagem central. A obra reproduz o estilo Neoclássico, típico do século XVIII.

Há outra interpretação apresentada por Botticelli, figura 02. A Vênus teria surgido de dentro de uma concha, já adulta. Assim que a Vênus nasceu. O deus do Vento ,Zéfiro, abraçado à Ninfa Clóvis  (na esquerda) sopram a concha de madrepérola,  levando-a até Citera . Os ventos retratam o amor fisíco. A ninfa das horas,Flora, (na direita) traz como veste uma capa florida. As Horas na mitologia representam as estações do ano.

Júiter oferece-a em casamento a Vulcano, como recompensa pelos serviços prestados. Um casamento mau sucedido, marcado pela traição por parte da deusa.

O amante mais famoso dela seria Marte, o deus da guerra. Da relação dos dois, Venus conceberia Cupido. Também conhecidodo como deus do amor e que utiliza-se de um encanto para unir os corações. Uma  flechas que dispara nos casais o amor. Figura 03

Fig.01 - Reprodução da obra de Alexandre Cabanel
Titulo: O Nascimento da Vênus 
Técnica: Lápis sobre papel
Dimensão:21 x 29,7 cm

Fig. 02- Montagem sobre a obra de Sandro Botticelli
Titulo: O Nascimento da Vênus 
Técnica: Photoshop

 Fig 03- Montagem criada a
partir da obra de Lorenzo Lotto
Titulo: Vênus e Cupido
Técnica: Photoshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário