Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2017

DONA BEIJA

Dona Beija ou Dona Beja






Título: Dona Beija
Dimensão: 30 x 40 cm
Técnica: óleo sobre painel e tinta relevo sobre Latex rendado 
Ano:2011

Obra selecionada para o IV Salão de arte regional. Estampando o catalogo e o calendário de 2012.
 
Ana Jacinta de São Jose nasceu no município de Formiga em 1800 e morreu em Bagagem 1873. Ela foi uma das figuras mais populares do Brasil. Sendo homenageada em livros, novelas e musica.
 
Vários homens encantaram-se pela beleza de Beija, mas ela apaixonou-se pelo fazendeiro Manuel Fernando Sampaio. O noivo apelidou-a de Dona Beija, pois a comparou com a flor “Beijo”.
 
O compromisso com o fazendeiro terminou quando ela foi seqüestrada pelo Ouvidor do rei, Joaquim Inácio Silveira da Motta, que ficou fascinado com a beleza da garota. Ela ficou 2 anos vivendo com o amante. Depois voltou para Araxa.

Ao retornar não foi bem recebida pela sociedade que a via como uma mulher depravada. Descobre também que seu noivo havia casado e para vinga-se dele decide virar cortesã. Ganhou muito dinheiro prostituindo-se com homens ricos e construiu uma fazenda chamada “Chácara do Jatobá”.
 
Beija mudou-se de Araxa para Bagagem (hoje Estrela do Sul). Estava decidida a mudar de vida. Na cidade ganhou muito dinheiro com garimpo de diamantes.
 
Contam-se que o segredo por traz da beleza era “a Fonte da Jumenta” que continha água miraculosa, concedendo juventude, saúde e beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário