Translate

terça-feira, 17 de maio de 2011

A LENDA DO GUARANÁ


A lenda do Guaraná


Título da Obra: A lenda do guaraná
Material utilizado: Têmpera Guache sobre papel
Dimensão da obra: 21 x 29,7cm

A primeira vez que ouvi sobre este mito foi em um trabalho de escola. Nesta época retratei em guache uma imagem bem diferente desta de cima. Como ela desapacereu, decidi fazer uma nova versão que represente todos as fases da história tragica deste curumim (menino).

De acordo com o trabalho que desenvolvi. A tribo dos Maués era considerada a mais prospera de todas. O sucesso era atribuído às bênçãos do príncipe da tribo, que era apenas um curumim. Assim todos cuidavam da criança com bastante zelo.

Todos os passos do curumim eram meticulosamente vigiados, porem Jurupari (o demônio das florestas) invejando a bajulação dedicada ao curumim decidiu mata-lo. Esperou o momento em que os homens da tribo levariam o menino para aprender a caçar pássaros, então se transformou em uma espécie de serpente conhecida como Boicorá. Quando os vigias do menino distraíram, a cobra abocanhou o garoto despejando sobre ele seu poderoso veneno e desapareceu subitamente na presença de todos. O pequeno príncipe morreu rapidamente.

O corpo retornou a tribo. Todos os habitantes entraram em luto. Gritos de desesperos ecoaram por toda a mata. Todas as festas foram canceladas. Foram dias de lamentação. Tupã, assistindo toda aquela tristeza, ordenou que os olhos no menino fossem enterrado em meio à floresta. Como um tempo surgiu uma nova planta branca e preta envolvida por uma cápsula vermelha. Eram os olhos do garoto que multiplicaram e converteram em alimento energético para a tribo. Toda a prosperidade e felicidade retornaram a tribo.

2 comentários:

  1. Adorei este desenho. É muito romantico

    ResponderExcluir
  2. Espero que você continue pintando temas brasileiros. Ficou ótimo a suas pinturas.

    ResponderExcluir