O trabalho FESTIVIDADES de Ana Paula Marques Soares (Anita Marques) foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
O termo festa vem do latim festa plural de festum. Caracteriza-se por ser qualquer solenidade civil e religiosa.
As
festas expressam todo o caráter heterogêneo presente na cultura popular.
As danças, músicas, jogos, lutas, comidas típicas, teatro e crendices formam um
conjunto de elementos que refletem toda a diversidade de uma comunidade e se
mantém por meio da pratica, da reprodução e da remontagem do acontecimento.
É normal
presenciar na festa modificações que acompanham as mudanças sociais, pois
nenhuma sociedade é estática. Sempre a incorporação de novos elementos e a
exclusão de outro.
"As Festas podem ser classificadas como culto e os folguedos. O culto é caracterizado pela veneração ou rituais em homenagem a um santo ou a um ser de qualidades sobrenaturais, onde se observam milagres e bençãos. Enquanto que o folguedo apresenta, jogos, danças, desfiles, brincadeiras, encenações e coreografias"(SOARES E DANTAS,p:32, 2010).
Cavalhada
Realeza Moura da Cavalhada |
Técnica: desenho digital
Ano:2011
É uma apresentação teatral que inclui jogos medievais e justa da Idade média. A encenação relata o combate entre cristãos e os mouros. Os cristãos são comandados por Carlos Magno enquanto os Mouros Rei Almirante Balão.
Ano:2011
É uma apresentação teatral que inclui jogos medievais e justa da Idade média. A encenação relata o combate entre cristãos e os mouros. Os cristãos são comandados por Carlos Magno enquanto os Mouros Rei Almirante Balão.
Como todas as manifestações folclóricas há variação de uma região a outra. Em alguns lugares os uniformes são das cores pretas e verdes ou Azuis e vermelhas. Os reis usam coroas ou chapéus.Da mesma forma muda-se os nomes de alguns personagens como o da princesa Floripa, Flor, Floripes ou Florinda.
"As cavalhadas não acontecem individualmente mais estão inseridas em alguma festa sagrada, a de Mateus Leme esta associada à festa do Santo Antonio, o de Amarantina à festa de são Gonçalo e a de Pirenópolis à festa do divino".(SOARES E DANTAS,p:35, 2010)
Ruas enfeitadas para a festa do divino |
Ano:2010
Resumo do premiado trabalho academico: "O Potencial Turistico da Cavalhada de Amarantina" desenvolvido pelas estudantes Ana Paula M Soares e Cibele Vieira Dantas.